Quem Somos

O Programa envolve vários projetos do grupo de pesquisa também intitulado BioPESB, reconhecido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil. O BioPESB reúne pesquisadores e extensionistas de diferentes áreas da ciência que atuam, de forma conjunta, no campo da bioprospecção e uso sustentável dos recursos naturais de áreas remanescentes da Mata Atlântica local.

Além da importância de se estudar a biodiversidade da Mata Atlântica, o fato de as pesquisas do BioPESB serem focadas na região da Serra do Brigadeiro, com delimitações geográfica e sócio-demográfica do espaço de atuação, se deve a criação de uma relação de compromisso e confiança entre os atores envolvidos, contribuindo para a gestão integrada das atividades.

O grupo BioPESB trabalha com a premissa de que a melhor forma para conservar a biodiversidade é conhecendo-a, valorizando-a e aproveitando de forma sustentável as oportunidades oferecidas pela natureza para melhorar a qualidade de vida da população.

Aliar crescimento econômico e preservação ambiental, com realização de projetos de pesquisa e extensão que visam à  melhoria da qualidade de vida da população e à  busca de um modelo de desenvolvimento ecologicamente sustentável, socialmente justo e economicamente viavél para a região da Serra do Brigadeiro, é o grande desafio do BioPESB.