Pós-Graduação

A formação de mestres e doutores conscientes do valor estratégico da biodiversidade e providos de informações científicas, que permitem aproveitar e transformar os recursos naturais da floresta em bioprodutos ambientalmente sustentáveis de interesse para a sociedade faz parte dos objetivos de alguns Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Viçosa.

Confira abaixo os Programas de Pós-Graduação stricto sensu oferecidos pela UFV em que atuam os pesquisadores do Programa BioPESB:

BIOLOGIA CELULAR E ESTRUTURAL

O programa de pós-graduação em Biologia Celular e Estrutural, em níveis de Mestrado e Doutorado, tem como objetivo principal a capacitação de recursos humanos na área de biologia celular e tecidual de populações naturais. Nos ͺltimos anos, a biologia celular tem deixado de ser uma ciência meramente descritiva para se tornar uma ciência investigativa, capaz de elucidar e, até mesmo, interferir nos processos e sistemas biológicos. As pesquisas em biologia celular e tecidual têm incorporado conhecimentos da biologia molecular, bioquímica, genética, fisiologia, matemática e bioinformática, permitindo a estruturação de um conhecimento multidisciplinar, com aplicabilidade em sistemática, taxonomia, comportamento, conservação de espécies, recuperação de áreas degradadas e melhoramento genético.

A Pós-Graduação em Biologia Celular e Estrutural apresenta ênfase em populações naturais, permitindo a capacitação de recursos humanos para as atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em biologia celular, estando organizada em duas diferentes linhas de pesquisa: a) Análises quantitativas e Moleculares do Genoma. b) Biologia das Células e dos Tecidos.

O estudante filiar-se-á ao Departamento de Biologia Geral, sob supervisão de uma comissão orientadora formada pelo professor orientador e pelos conselheiros.

BIOQU͍MICA AGR͍COLA

O Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Agrícola apresenta como principal objetivo formar, em níveis de Mestrado e Doutorado, profissionais especializados nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular de Plantas e de Animais, tendo em vista a demanda criada nas ͺltimas décadas da aplicação de conhecimentos e metodologias da Biologia Molecular na solução de problemas complexos da Agropecuária.

Cita-se, como exemplo, a crescente utilização de novos conhecimentos da Bioquímica e Biologia Molecular nos campos do melhoramento vegetal e animal, na prospecção e utilização racional da biodiversidade como fontes de genes e de substâncias ainda inexploradas no campo da agroindͺstria.

O Programa propiciará ao participante capacitação específica nas áreas de concentração Bioquímica e Biologia Molecular de Plantas e Bioquímica e Biologia Molecular Animal que abrangem as seguintes opções de pesquisa: Bioquímica Genética no Melhoramento de Plantas e no Estudo da Biodiversidade; Bioquímica e Biologia Molecular de Plantas; Enzimas, Bioquímica de Proteínas e Petídios; Bioquímica e Biologia Molecular Animal; e Bioprospecção de produtos naturais bioativos. O estudante orientará seu plano de estudos de forma a atender, prioritariamente, a área de concentração e a satisfazer os requerimentos para obtenção do grau de Mestre ou de Doutor.

BOTÂNICA

A Pós-Graduação em Botânica, em níveis de Mestrado e Doutorado, visa preparar pessoal qualificado para as atividades de docência e para o desenvolvimento de trabalhos técnico-científicos em Biologia Vegetal. O Programa conta com duas áreas de concentração (Botânica Estrutural/Ecologia e Sistemática) e oferece oportunidade de treinamento especializado em áreas básicas e aplicadas da Botânica. Tem como objetivos principais: contribuir para o conhecimento da flora, sob diferentes aspectos, fornecer subsídios para a exploração sustentada e a conservação dos recursos naturais; e promover o desenvolvimento e o aprimoramento de técnicas em biotecnologia mediante a aplicação de conhecimentos gerados em pesquisas multidisciplinares.

As disciplinas a serem cursadas deverão ser escolhidas pelo Orientador e pelo estudante, de acordo com as linhas de pesquisa, e discriminadas no plano de estudo, que será aprovado pela Comissão Coordenadora.

CIÊNCIA DA NUTRIÇÍO

O objetivo principal da proposta do Programa de Pós-graduação em Ciência da Nutrição, em níveis de Mestrado e Doutorado, é propiciar educação especializada em alimentação e nutrição, buscando a excelência nas diferentes áreas de conhecimento, capacitando os profissionais para o exercício de atividades de ensino, pesquisa e de atuação profissional. Procura-se integrar Í  sociedade, profissionais qualificados que atendam Í  realidade de desenvolvimento científico e tecnológico do país.

O plano de estudos de cada estudante é elaborado para prover um domínio compreensivo nas áreas de conhecimento da nutrição, capacitando-o a conduzir trabalhos com independência intelectual e criatividade, valorizando o trabalho interdisciplinar e em equipe.

O Programa conta com duas seguintes linhas de pesquisa: Valor nutricional, funcional e controle de qualidade de alimentos e de dietas, Saͺde e nutrição de grupos populacionais.

A duração do programa é de, aproximadamente, 24 meses. Serão exigidos 24 créditos, dos quais pelo menos 50% deverão ser obtidos na área de concentração e o restante na área de domínio conexo.

CIÊNCIA FLORESTAL

A Pós-Graduação em Ciência Florestal, em níveis de Mestrado e de Doutorado, conta com a participação dos Departamentos de Biologia Geral, Biologia Vegetal, Economia Rural, Engenharia Florestal, Fitotecnia, Informática, Química e Solos. O estudante filiar-se-á ao Departamento de Engenharia Florestal, sob a supervisão de uma Comissão Orientadora. O Programa apresenta quatro áreas básicas de concentração, abrangendo, cada uma, várias especializações: Manejo Florestal (Mensuração, Inventário e Manejo de Florestas Equiâneas e Inequiâneas; Política, Economia, Administração, Planejamento, Otimização Florestal, Ergonomia, Colheita, Estradas e Transporte Florestal; Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento); Silvicultura (Sementes, Propagação e Fisiologia de Espécies Florestais; Genética e Melhoramento Florestal; Sistemas Silviculturais e Agroflorestais; Dendrologia e Fitossociologia) Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais (Tecnologia de Produtos Florestais, Celulose e Papel; Energia e Biomassa Florestal) e Meio Ambiente e Conservação da Natureza (Ecologia, Hidrologia, Manejo Integrado de Bacias Hidrográficas; Manejo e Conservação de Fauna e Sistemas de Gestão Ambiental; Impactos Ambientais e Recuperação de ́reas Degradadas; Parques, Recreação e Florestas Urbanas).