Onde ficar?

Localização e Acesso
As Boas Práticas para o Turismo de Base Comunitário se referem ás ações de diversas Instituições que visam melhorar a qualidade de vida das populações tradicionais no Território da Serra do Brigadeiro, onde está inserido o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro. Estas práticas possibilita vivências por meio do Turismo de Base.
As distâncias de Araponga, sede do PESB, até Rio de Janeiro 393 Km (4 horas), São Paulo 720 Km (12 horas), Brasília 987 Km (15 horas), Vitória 436 km(5 horas),  Muriaé 85 km (1 horas), Juiz de Fora 210 km ( 2 horas e 30 min.) e Belo Horizonte 290 km ( 3 horas e 30 min.).Existe aeroporto em Muriaé, Viçosa e Juiz de Fora, sendo este último com alguns vôos regulares.
Para conhecer opções de roteiros, programações e detalhamentos, entre em contato com:

contatos@carpedien.tur.br –  gustavo_turismo@hotmail.comrodineiribas@hotmail.com

Núcleos de Turismo de Base Comunitária – NTBC

Esta denominação dos NTBC´s define as regiões geográficas de abrangência dos empreendimentos que integram o turismo de base comunitária. Os empreendimentos coletivos familiares se encontram nestes Núcleos. Assim, existe uma gama de programações, roteiros e atividades a serem desenvolvidas e compartilhadas com os turistas visitantes.

Núcleos de Turismo de Base Comunitária – NTBC  PEDRA REDONDA

Este Núcleo se encontra a 4,0 km de distância da cidade de Araponga e a 56 km da Universidade Federal de Viçosa. Todos os empreendimentos se encontram próximos um do outro na comunidade de Pedra Redonda, onde o grande atrativo é a subida da Pedra. As casas se encontram no meio da Mata Atlântica, sendo um momento de hospedagem inesquecível.

EMPREENDIMENTOS DO NTBC PEDRA REDONDA

Sítio Pedra Redonda – (31) 38941201 / 8351 9945
Aqui você irá desfrutar de uma casa simples construída com muita rusticidade, mas que atende bem ás necessidade do visitante. Na propriedade irá vivenciar as técnicas agroecológicas e caminhará na natureza até a Pedra Redonda com 1572 metros de altitude. Fornece hospedagem com quarto individual e coletivo.

Sítio Cantinho da Saudade – (31) 8350 3642
Neste empreendimento familiar as vivências em agroecologia marcam a visita, além do curral com leite ao pé da vaca. Passeios e caminhadas na natureza por entre trilhas e caminhos, entrecortam o Núcleo. O especial desta propriedade são as comidas típicas do meio rural, saboreadas em uma mesa de carro de boi.

Sítio Bela Vista – (31) 8350 3642
Neste Sítio, também se cultiva o café de qualidade. Natanael e esposa são um casal jovem, que também recebe e hospeda em sua casa. O jeito simples deste casal deixa o visitante super a vontade para conhecer melhor o núcleo.


Sítio da Esperança – (31) 8342 1815

Neste Sítio tem uma casa aconchegante que é disponibilizada para os visitantes. Assim, os proprietários dão o suporte de alimentação. Na casa, se tem um quiosque que atende a uma boa confraternização com causos e lendas com a comunidade.

Sítio do Engenho
No Sítio se encontra um engenho que produz rapadura, melado e açúcar mascavo. O engenho é da família e assim, seu funcionamento se dá de forma coletiva pelos irmãos. O processo artesanal desta produção encanta a todos os visitantes que acompanha a produção e aprendem várias receitas, além de se deliciar o melado com mandioca, a puxa que é um doce de rapadura, enfim conhecer, saborear e interagir são os princípios que este Núcleo de Turismo de Base Comunitária oferece aos visitantes.

NTBC BONÉ

A comunidade do Boné na cidade de Araponga – MG é a mais visitada no entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, por ser o portão de entrada para o Pico do Boné a 20 km da cidade de Araponga e a 70 km da Universidade Federal de Viçosa.

EMPREENDIMENTOS DO NTBC BONÉ
O Núcleo do Boné é o mais característico e tradicional, aqui, a família gerencia as atividade turísticas que vão de hospedagem, alimentação e guiagem. O senhor Dico, foi o empreendedor pioneiro nesta região e com sua hospitalidade é um convite ao lazer.

Pousada Familiar do Remanso – 31 – 9719 8767
Neste Núcleo o atrativo principal é a subida ao Pico do Boné no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, andar de trator pela comunidade, pescar á noite de parão, vivenciar a folia dos reis do Boné. No Núcleo, se encontra um camping, dois módulos de hospedagem com camas de casal e solteiro e um restaurante de comidas caseiras. O rio é encachoeirado e proporciona piscinas naturais em vales emoldurados. Neste Núcleo o convite fica para um banho de lua.


NTBC DOS GALDINOS

Neste Núcleo, o resgate histórico e cultural com estruturas rurais como monjolos, engenhos de rapadura, alambiques artesanais, possibilita ao visitante conhecer a Serra do Brigadeiro. Com benzedeiras, rezadeiras e artesãs, a região é um museu vivo para quem se propõe explorar o local.

EMPREENDIMENTOS DO NTBC GALDINOS
Refúgio dos Galdinos – (32) – 8405 6258 / 8403 7658

O refúgio é uma adequação da casa sede, onde agora tem 3 quartos conjugados com um banheiro, além de uma tuia com 2 quartos e um banheiro totalmente ajustados para oferecer agradável conforto com simplicidade, aconchego e calor humano. Você irá fazer garapa e melado em uma engenhoca. Cavalgar ou passear de charrete pelas outras propriedades do Núcleo.  Próximo a cachoeira existe um camping com mesas e churrasqueiras. Fica a 4 km após o distrito de Bom Jesus do Madeira no município de Fervedouro e a 93 km da Universidade Federal de Viçosa.


Rancho do Tomaz – (32) 8449 9931

O Rancho do Tomaz é uma propriedade rural que fabrica a farinha de milho, ainda com meios do século passado, ou seja, através de 3 monjolos, o processo de fabricação se torna o grande atrativo, ao lado de uma linda cachoeira e um rancho totalmente restaurado com técnicas de permacultura como adobe e a taipa. No Rancho, pode-se servir a tradicional canja de galinha com a farinha de milho, acompanhado de uma viola ao som da cachoeira. Uma área de camping com banheiro existe para dar suporte ao local. Visitar o local e conhecer a família do Celino é um atrativo a parte. Pois eles contam de forma bem ilustrativa como é a produção artesanal da farinha de milho, nos processos da economia solidária. Fica a 4 km após o distrito de Bom Jesus do Madeira no município de Fervedouro e a 95 km da Universidade Federal de Viçosa.


Sítio Boa Vista

O Sítio fica no distrito de Monte Alverne no município de Miradouro a 16 km da portaria do PESB e a 102 km da Universidade Federal de Viçosa. Lá se produz a cachaça artesanal com um alambique de 35 litros, a rapadura e o açúcar mascavo, todos estes processos podem ser vivenciados. O grande atrativo é sua psicultura ornamental, sendo a psicultura convencional de onde sai o tira gosto para degustar a Cachaça do Dó. No local existe um quiosque com um forno de barro, onde são fornecidos refeições.

Pousada Paraíso das Pedras – (32) 8442 9353 / 8405 0998
A Pousada Paraíso das Pedras é o local preferido das borboletas e, se encontra a 18 km de distancia do distrito de Bom Jesus do Madeira no município de Fervedouro e a 134 km da Universidade Federal de Viçosa. Um verdadeiro paraíso com o rio encachoeirado por entre as pedras. A Pousada, hoje é gerenciado pelo filho, o Humbertinho e pela sua irmã Alline. O pai Humberto é um terapeuta holístico que repassou o empreendimento familiar para os filhos. No entanto, a pousada dá suporte aos tratamentos naturais de musicoterapia, aquaterapia, reiki, homeopatia, florais, enfim, a verdadeira medicina alternativa. A mãe Mara é habilidozíssima na cozinha, de onde sai verdadeiros banquetes a qualquer hora do dia e da noite.

NTBC SÃO JOAQUIM
Neste Núcleo se encontra a Escola Família Agrícola Puris que subsidia as visitas técnicas ás propriedades rurais que apresentam unidades demonstrativas e modelos de práticas agroecológicas.

EMPREENDIMENTOS DO NTBC SÃO JOAQUIM

Escola Família Agrícola – EFA Puris – 31 – 8417 75 07
A Escola Família Agrícola Puris de Araponga – EFA é fruto de muitas lutas desenvolvidas pelos agricultores do município, estando inserida dentro de uma área da conquista de terra em conjunto. Os trabalhos vivenciados são as visitas aos apiários, sistemas agroflorestais, minhocário, horta e mandala medicinal. Aqui, existem alojamento e restaurante coletivo para receber visitas ecopedagógicas e excursões de vivências comunitárias, a 61 km da Universidade Federal de Viçosa.

Sítio 10 de maio.
O nome desta propriedade se deu, devido importância àquilo que a família rural almeja, ser proprietária de sua terra. Poder ter a satisfação de trabalhar com as técnicas e os meios que acredita. É exatamente assim que o Seu Cosme a dona Amélia vivem. Uma prosa com este casal na beira do fogão é indispensável para qualquer visitante deste Núcleo, pois foi em sua propriedade que se iniciou o movimento da construção da EFA, a 60 km da Universidade Federal de Viçosa.

Fazenda Milagrosa – (31) 8443 2500
Nesta propriedade tem-se um alambique histórico do município. A degustação é feita com saborosos tira gostos preparados com todo carinho pela dona Maria no fogão de lenha. A família sempre gostou de festas. Sua principal festa é a confraternização em um maravilhoso Arraiá com dança de quadrilha e comida típica. A festa reúne verdadeiros dançarinos e amantes de um bom forró, a 61 km da Universidade Federal de Viçosa.

Sítio Caminho  das Flores
No Sítio Caminho das Flores se trabalha com pequenos animais como a cabra, o porco, as galinhas, os gansos, sendo cuidados por homeopatia quando necessários. O caminho das flores é o caminho das plantas que nos dão a saúde física, mental e espiritual. Aqui a sabedoria popular dos anfitriões nos encanta com suas conversas por entre caminhos de sua propriedade que passa por açudes de peixes, roças de milho a um pequeno pomar, a 61 km da Universidade Federal de Viçosa.

Sítio da Nascente
O Sítio tem este nome devido o trabalho desenvolvido para a recuperação da nascente que se encontra nesta propriedade. Por mais de 5 anos, a família fez um trabalho de plantio de arvores nativas e recuperação do solo, para voltar a ter água de qualidade, não só para ele mas para vários vizinhos. Uma trilha por entre sua propriedade nos faz aprender muito sobre a importância dos recursos naturais, a 61 km da Universidade Federal de Viçosa.

 
NTBC  ITAJURU

Localizado na comunidade rural de Pedra Alta, distrito de Belisário, entre os municípios de Rosário de Limeira e Muriaé, o Núcleo de Turismo de Base Comunitária do Itajurú, atualmente conta com envolvimento direto de 11 propriedades com base na agricultura familiar.  Toda a extensão do Núcleo está inserida na zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (setor sul), com a existência da Área de Proteção Ambiental do Itajurú, do Parque Municipal do Pico do Itajurú e da Reserva Particular do Patrimônio Natural Iracambi. O Núcleo com suas propriedades fica  aproximadamente a 95 km da Universidade Federal de Viçosa, dependendo do caminho a ser seguido.

Sítio Aromas da Natureza – (32) 8435 7257

Situado dentro da Fazenda Iracambi, o Sítio Aromas da Natureza oferece para os visitantes e turistas a oportunidade de vivenciar a produção diária de queijos caseiros, a produção de sabonetes naturais cuja matéria prima vem de extratos de plantas medicinais, como o adrago, a capeba e a citronela. A propriedade oferece passeios de charrete, comida caseira e também hospedagem.

Sítio 02 Irmãos – (32) 8453 7146
Aqui somos convidados para tomar um cafezinho de pé de serra acompanhado de uma broa com melado, ver os artesanatos produzidos pela família, saborear uma refeição caseira feita no fogão de lenha e quem sabe até levar na bagagem umas quitandas de lembrança. É possível um passeio de charrete com prosa.


Sítio da Amizade – (32) 8453 2944:

O nome da propriedade já diz tudo. Bem conhecido e visitado pela comunidade local. Este espaço de convivência, o butiquim da Amizade, oferece momentos únicos com muitos causos da região, onde se encontra refeições e venda de produtos da economia solidária. Encontra-se aqui condutor ambiental credenciado para um passeio até o Pico do Itajurú.

Sítio Açaí da Serra – (32) 8406 3225
Aqui a hospedagem é em uma casa de pau a pique muito conservada com uma comida caseira com carinho e outras especiarias. Uma boa opção é fazer a trilha por entre a mata atlântica e quem sabe até plantar algumas sementes de palmito juçara e ajudar a conservação da espécie. Para os mais curiosos, pode-se dar uma volta de carro de boi ou de charrete. Doces caseiros e lindas telhas pintadas são o artesanato local.

Sítio Paisagens do Itajurú – (32) 8457 7478

Aqui é possível conhecer os segredos da arte da pintura em tecido, refrescar com um banho de cachoeira, caminhar na natureza, acampar e se deliciar com quitandas.

 Sítio Café com Leite – (32) 8442 4022
Hospedar de forma rústica num chalé de pau a pique todo charmoso, saborear um café da manhã inesquecível, com sucos naturais, pão caseiro, pasta de amendoim, e iogurte com granola. Passeio de charrete e condutor ambiental com foco na observação de aves. Tudo isso na família agricultora da Serra do Brigadeiro

Sítio Tilápia da Serra – (32) 8410 0114
Saborear um peixe grelhado, conhecer os trabalhos de bordados com traços e cores que valorizam a cultura local, passear de carro de boi ou charrete e se hospedar neste empreendimento da agricultura familiar.

Sítio Cachaça da Serra – (32) 8463 6046
Aqui o visitante não deve perder a chance de dar uma força no processo de produção da cachaça da Serra do Brigadeiro. O Sítio serve refeição preparado no fogão de lenha, tem-se área para camping com direito a um banho quentinho de água de mina. E charrete para conhecer o Núcleo.

Sítio Sabores do Itajurú – (32) 8446 1328
Encravado no Vale da Fumaça, moram com muito orgulho um casal mais do que hospitaleiros. Tadeu e Toninha estão dispostos a fazer novas amizades e lhe receber bem. Aqui conhecerá as receitas de doces processados naturalmente, conhecerá plantações orgânicas, caminhará na natureza, rezará na capela de Nossa Senhora das Dores por entre matas, sons e muita história. Estas são as opções

Sítio Encantos da Natureza – (32) 8446 1328
Aqui temos uma pérola da história rural destes cantos de Serra, em pleno funcionamento um moinho movido a força natural das águas cristalinas de um afluente do rio fumaça. No sítio o visitante tem a opção de realizar uma trilha na mata do jequitibá e se refrescar numa cachoeira que só aparece na épocas chuvosas. A família oferece passeios de charrete, hospedagem e serve refeições.

RPPN Iracambi
A Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Iracambi foi criada em 1999. Sua sede possui infra-estrutura com alojamento para 28 visitantes/dia, distribuídos em 05 chalés (04 hóspedes cada) e 01 casarão histórico (08 hóspedes); 01 sala de aula/laboratório que pode ser adaptada para palestras, mini-cursos e reuniões em geral; 01 viveiro florestal; e 01 restaurante terceirizado. Esta RPPN foi criada com o objetivo de contribuir com a conservação da natureza na zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, através do desenvolvimento de pesquisas, do ecoturismo e da educação ambiental junto com a comunidade local e voluntários do mundo todo. Um dos atrativos da RPPN é o jardim de pedras, local diferenciado para o camping selvagem.

Restaurante Sabor da Serra
Administrado pelo casal Clóvis e Carminha, está localizado dentro da RPPN Iracambi, considerado uma estrutura de apoio essencial para a comercialização dos roteiros de turismo de base comunitária do Núcleo do Itajurú. Eventos esporádicos com estudantes internacionais voluntários sempre acontece aqui.

Centro Multi-uso Pedra Alta
Administrado pela Associação Comunitária Pedra Alta, este espaço está muito bem localizado dentro no Núcleo de Turismo do Itajurú, oferecendo uma boa infra-estrutura para hospedagem com acomodação em beliches para 16 pessoas em quartos e banheiros coletivos. Ponto de apoio estratégico para os caminhantes da natureza que buscam principalmente se deslocar até o cume do Pico do Itajurú.