Parque Estadual da Serra do Brigadeiro

Entre as Unidades de Conservação do estado de Minas Gerais está o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (PESB), consistindo em importante área remanescente de Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados no Brasil. O PESB foi criado em setembro de 1996 e está localizado no extremo norte da Serra da Mantiqueira, na região da Zona da Mata mineira, a cerca de 290 Km de Belo Horizonte. A unidade de conservação tem 14.984 hectares de matas nativas e uma paisagem dominada por montanhas, vales e chapadas. A formação vegetal de Mata Atlântica da região encontra-se intercalada com os campos de altitude e afloramentos rochosos, formando um belo cenário. A vegetação pode ser caracterizada como floresta semidecidual montana. Em sua grande maioria, as áreas de floresta são secundárias, provenientes da regeneração posterior ao grande desmatamento promovido, sobretudo, durante a década de 1970.

 

parque1

 

O bioma Mata Atlântica é considerado como um dos hotspots existente no planeta, devido à grande diversidade biológica e ao alto número de espécies ameaçadas de extinção, sendo, portanto, classificada como área prioritária para estudos científicos.

O PESB também é refúgio de espécies da fauna ameaçadas de extinção, como o muriqui ou mono-carvoeiro, a onça-pintada e a jaguatirica (IEF, 2006). Historicamente conhecida com a Serra dos Arrepiados, o atual nome, Serra do Brigadeiro, está associado ao Brigadeiro Bacelar que acompanhou os desbravadores da região nas primeiras décadas do Século XIX.

 

parque2

parque4